Livros são sempre muito bem-vindos e insubstituíveis!!! Afora a praticidade do livro, é sempre gostoso lê-los e refletir como o autor se colocava naquele momento perante o tema que estava escrevendo.
Continuando a série de indicações que tenho feito aqui, o livro que trago como recomendação: Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância, Ed. Avercamp, do professor Mathias Gonzalez, membro da ABED e professor titular de Tecnologia Paulo Freire. Foi um livro que me ajudou muito inicialmente como tutor. É um manual, mas acho interessante para quem está iniciando. Segue abaixo o Sumário do livro:
SUMÁRIOGLOSSÁRIO
1 CONHECENDO AS POLÍTICAS DE EAD NO BRASIL1.1 VISÃO DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA EAD NO BRASIL
2 PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EAD2.1 EAD NO MUNDO2.2 EAD NO BRASIL2.2.1 Alguns problemas observados com a EAD no Brasil
3 GESTÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE CURSOS EM EAD3.1 COORDENADOR DE APRENDIZAGEM (PROFESSOR)3.2 PROFESSOR-TUTOR3.3 ORIENTADOR DE AMBIENTE3.4 APRESENTAÇÃO DO CURSO3.5 TIPOS DE CURSO A DISTÂNCIA3.6 OS RECURSOS DE UM AMBIENTE EM EAD
4 TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO EM EAD4.1 DESCUBRA O QUE MOTIVA SEUS ALUNOS4.2 ORIENTE SEUS ALUNOS A SE ORGANIZAREM PARA ESTUDAR4.3 REPASSE ALGUMAS TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO A SEUS ALUNOS4.3.1 Técnica da fatia de pizza4.3.2 Técnica dos três patinhos4.3.3 Técnica das mensagens subliminares4.3.4 Técnica da auto-recompensa4.3.5 Técnica da hierarquia de valores
5 DOMINANDO AS FERRAMENTAS NA TUTORIA: E-MAIL, CHAT, TELEFONE, FAX, CORRESPONDÊNCIA, TELE E VIDEOCONFERÊNCIA ETC.5.1 PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS PARA REALIZAR TUTORIA EM EAD5.2 MATERIAL IMPRESSO5.3 CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL)5.4 LISTA DE DISCUSSÃO5.5 NEWSGROUPS5.6 FILE TRANSFER PROTOCOL (FTP)5.7 WORD SIDE WEB (WWW)5.8 VÍDEO/ÁUDIO SOB DEMANDA5.9 BATE-PAPO (INTERNET RELAY CHAT - IRC)5.10 VIDEOCONFERÊNCIA5.11 INTERNET PHONE, WEBPHONE E SPKY5.12 TELECONFERÊNCIA5.13 TELECONFERÊNCIA INTERATIVA5.14 TV A CABO5.15 ÁUDIO E VIDEOCASSETE5.16 DVD5.17 AUDIOCONFERÊNCIA5.18 CD-ROM5.19 WHITEBOARD5.20 RÁDIO E TV WEB
6 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO6.1 DEZ ATITUDES POSITIVAS EM AVALIAÇÃO6.2 COMO SE FAZ O ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO EM CURSOS A DISTÂNCIA6.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE AVALIAÇÃO
7. TEORIA E PRÁTICA TUTURIAL EM EAD7.1 MODELOS DE ESTRUTURAÇÃO DE CURSOS EM EAD7.1.1 Diferenças entre um texto convencional e o hipertexto7.2 MODELOS DE CURSOS EM EAD7.2.1 Modelo 1: sala de aula a distância7.2.2 Modelo 2: aprendizagem independente7.2.3 Modelo 3: aprendizagem independente + aula
8 A ARTE DA SEDUÇÃO PEDAGÓGICA NA TUTORIA EM EAD8.1 A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA PELO REORÇO POSITIVO8.2 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA TUTORIA
REFERÊNCIAS"
Descrição encontrada na contracapa: |
"A forma de oferecer Educação a Distância (EAD) não é nova. Sabe-se que há mais de 160 anos os ingleses iniciaram a prática de enviar cursos nas mais diferentes áreas, via correspondência postal. No Brasil, o ensino por correspondência também já completou mais de cem anos.
A Educação a Distância foi ofi cializada no país por meio da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, lei 9394, de 20 de dezembro de 1996.
Dos tradicionais métodos à diversidade de cursos atualmente disponíveis que podem se utilizar dos avanços da tecnologia da informação colocada à nossa disposição por ferramentas como tele e videoconferências interativas, CDROMs, internet dentre outras, a EAD experimentou um crescimento e uma efi cácia pedagógica sem precedentes e desponta com uma possibilidade de se tornar um meio de transferência de conhecimento, de (in)formação e inclusão digital e social de alcance inimaginável.
Neste cenário de EAD existe um personagem de fundamental importância: o professor-tutor a quem cabe mediar todo o desenvolvimento do curso. É ele quem responderá as dúvidas apresentadas pelos estudantes, no que diz respeito ao conteúdo da disciplina oferecida. A ele caberá também mediar a participação dos estudantes nos chats, estimulá-los a tomar parte, cumprir suas tarefas, atingir os objetivos propostos e avaliar a participação de cada um. E é nesse ponto que o autor emprega boa parte de seu conhecimento e experiência nesta área: a tutoria em Educação a Distância.
É um manual, escrito de forma clara e didática, que será extremamente proveitoso para aqueles que pretendem iniciar suas atividades nesta fascinante jornada, bem como para aqueles que já deram seus primeiros passos".
Fonte: Editora Avercamp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Esperamos que tenha gostado deste espaço. Novos comentários são bem-vindos. Apareça, participe, contribua.