Grupo composto por tutores que se conheceram no CEAJUD/CNJ e se predispõem a discutir Docência Online. Para postar, basta enviar e-mail para: docenciaonlinecnj.tutores@blogger.com (Espaço Colaborativo) ou enviar e-mail diretamente para: docenciaonlinecnj@gmail.com.

WebNeste site

Livro: Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância

 Caros colegas e leitores,

Livros são sempre muito bem-vindos e insubstituíveis!!! Afora a praticidade do livro, é sempre gostoso lê-los e refletir como o autor se colocava naquele momento perante o tema que estava escrevendo.

Continuando a série de indicações que tenho feito aqui, o livro que trago como recomendação: Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância, Ed. Avercamp, do professor Mathias Gonzalez, membro da ABED e professor titular de Tecnologia Paulo Freire. Foi um livro que me ajudou muito inicialmente como tutor. É um manual, mas acho interessante para quem está iniciando. Segue abaixo o Sumário do livro:
SUMÁRIO

GLOSSÁRIO

1        CONHECENDO AS POLÍTICAS  DE EAD NO BRASIL1.1             VISÃO DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA EAD NO BRASIL

2        PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EAD2.1             EAD NO MUNDO2.2             EAD NO BRASIL2.2.1   Alguns problemas observados com a EAD no Brasil

3        GESTÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE CURSOS EM EAD3.1             COORDENADOR DE APRENDIZAGEM (PROFESSOR)3.2             PROFESSOR-TUTOR3.3             ORIENTADOR DE AMBIENTE3.4             APRESENTAÇÃO DO CURSO3.5             TIPOS DE CURSO A DISTÂNCIA3.6             OS RECURSOS DE UM AMBIENTE EM EAD

4        TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO EM EAD4.1             DESCUBRA O QUE MOTIVA SEUS ALUNOS4.2             ORIENTE SEUS ALUNOS A SE ORGANIZAREM PARA ESTUDAR4.3             REPASSE ALGUMAS TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO A SEUS ALUNOS4.3.1       Técnica da fatia de pizza4.3.2       Técnica dos três patinhos4.3.3       Técnica das mensagens subliminares4.3.4       Técnica da auto-recompensa4.3.5       Técnica da hierarquia de valores

5        DOMINANDO AS FERRAMENTAS NA TUTORIA: E-MAIL, CHAT, TELEFONE, FAX, CORRESPONDÊNCIA, TELE E VIDEOCONFERÊNCIA ETC.5.1             PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS PARA REALIZAR TUTORIA EM EAD5.2             MATERIAL IMPRESSO5.3             CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL)5.4             LISTA DE DISCUSSÃO5.5             NEWSGROUPS5.6             FILE TRANSFER PROTOCOL (FTP)5.7             WORD SIDE WEB (WWW)5.8             VÍDEO/ÁUDIO SOB DEMANDA5.9             BATE-PAPO (INTERNET RELAY CHAT - IRC)5.10        VIDEOCONFERÊNCIA5.11        INTERNET PHONE, WEBPHONE E SPKY5.12        TELECONFERÊNCIA5.13        TELECONFERÊNCIA INTERATIVA5.14        TV A CABO5.15        ÁUDIO E VIDEOCASSETE5.16        DVD5.17        AUDIOCONFERÊNCIA5.18        CD-ROM5.19        WHITEBOARD5.20        RÁDIO E TV WEB

6        MÉTODOS DE AVALIAÇÃO6.1             DEZ ATITUDES POSITIVAS EM AVALIAÇÃO6.2             COMO SE FAZ O ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO EM CURSOS A DISTÂNCIA6.3             CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE AVALIAÇÃO

7.                 TEORIA E PRÁTICA TUTURIAL EM EAD7.1             MODELOS DE ESTRUTURAÇÃO DE CURSOS EM EAD7.1.1       Diferenças entre um texto convencional e o hipertexto7.2             MODELOS DE CURSOS EM EAD7.2.1       Modelo 1: sala de aula a distância7.2.2       Modelo 2: aprendizagem independente7.2.3       Modelo 3: aprendizagem independente + aula

8                   A ARTE DA SEDUÇÃO PEDAGÓGICA NA TUTORIA EM EAD8.1             A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA PELO REORÇO POSITIVO8.2             HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA TUTORIA

REFERÊNCIAS"

Descrição encontrada na contracapa:
"A forma de oferecer Educação a Distância (EAD) não é nova. Sabe-se que há mais de 160 anos os ingleses iniciaram a prática de enviar cursos nas mais diferentes áreas, via correspondência postal. No Brasil, o ensino por correspondência também já completou mais de cem anos.

A Educação a Distância foi ofi cializada no país por meio da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, lei 9394, de 20 de dezembro de 1996.

Dos tradicionais métodos à diversidade de cursos atualmente disponíveis que podem se utilizar dos avanços da tecnologia da informação colocada à nossa disposição por ferramentas como tele e videoconferências interativas, CDROMs, internet dentre outras, a EAD experimentou um crescimento e uma efi cácia pedagógica sem precedentes e desponta com uma possibilidade de se tornar um meio de transferência de conhecimento, de (in)formação e inclusão digital e social de alcance inimaginável.
 
Neste cenário de EAD existe um personagem de fundamental importância: o professor-tutor a quem cabe mediar todo o desenvolvimento do curso. É ele quem responderá as dúvidas apresentadas pelos estudantes, no que diz respeito ao conteúdo da disciplina oferecida. A ele caberá também mediar a participação dos estudantes nos chats, estimulá-los a tomar parte, cumprir suas tarefas, atingir os objetivos propostos e avaliar a participação de cada um. E é nesse ponto que o autor emprega boa parte de seu conhecimento e experiência nesta área: a tutoria em Educação a Distância.

É um manual, escrito de forma clara e didática, que será extremamente proveitoso para aqueles que pretendem iniciar suas atividades nesta fascinante jornada, bem como para aqueles que já deram seus primeiros passos".

Fonte: Editora Avercamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Esperamos que tenha gostado deste espaço. Novos comentários são bem-vindos. Apareça, participe, contribua.