Grupo composto por tutores que se conheceram no CEAJUD/CNJ e se predispõem a discutir Docência Online. Para postar, basta enviar e-mail para: docenciaonlinecnj.tutores@blogger.com (Espaço Colaborativo) ou enviar e-mail diretamente para: docenciaonlinecnj@gmail.com.

WebNeste site

Curso: "Introdução à Tutoria em Educação à Distância" pelo ILB/Senado Federal

Caros colegas construtivistas e construcionistas,

Da indicação de eventos de capacitação, após nossa primeira postagem sobre Cursos, o da vez é o curso "Introdução à Tutoria em Educação à Distância" (http://migre.me/b2K4l), com início do processo seletivo para este dia 08/10. Além de gratuito, o curso é semitutorado. A seleção dos alunos observa a prioridade, na seguintes ordem: servidores do Senado Federal; servidores do Poder Legislativo e público em geral.
Segue o cronograma do curso: Início do processo seletivo: 08/10/2012 (segunda-feira)
Fim do processo seletivo: 13/10/2012 (sábado)
Início do curso: 22/10/2012 (segunda-feira)

Abaixo, todas as informações sobre o curso:

Lembramos que é permitida a processo seletivo em apenas 1 curso com tutoria a cada semestre.
* As avaliações são todas a distância, e não possuem horário ou data estabelecida, mas sim prazos para entrega das atividades.
A seleção de alunos obedecerá aos seguintes níveis de prioridade:
  • servidores do Senado Federal;
  • servidores do Poder Legislativo e demais instituições conveniadas;
  • público em geral.
O e-mail de confirmação ou negativa de matrícula será enviado em até 3 dias antes da data de início do curso

OBJETIVO GERAL

Oferecer aos alunos conhecimentos básicos necessários para uma tutoria eficiente em cursos ou disciplinas ofertadas na modalidade a distância, especialmente em cursos on-line, por meio da fundamentação teórica de conceitos pedagógicos que norteiam a prática de tutoria – acompanhamento, aprendizagem e desenvolvimento de alunos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Apresentar aos interessados, através do conteúdo programático e de fóruns de discussões, com metodologia a distância, os conceitos as novas concepções pedagógicas da Educação na Sociedade do Conhecimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – A Educação
Módulo II – Agentes do processo Educacional
Módulo III – Modelos de Tutoria
Módulo IV – Avaliação

PÚBLICO-ALVO

Servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados e dos parlamentos de língua portuguesa e do Mercosul, e público em geral.
* O ILB procura matricular servidores dos diversos órgãos conveniados, porém não necessariamente todos esses candidatos, visto que o número de vagas é sempre bastante inferior ao da demanda, e que o ILB tem por princípio também atender, mesmo que em minoria, os cidadãos em geral.

MODALIDADE

A distância.

MEIO

Internet.

ACOMPANHAMENTO

Semitutorado – a aprendizagem se dá através do estudo do conteúdo oferecido, realização das atividades propostas e de fóruns de debates, cuja participação é mediada por Tutores especialistas em Educação a Distância, que auxiliam o aluno na construção do conhecimento.

MATERIAL DIDÁTICO

Disponibilizado no ambiente virtual do curso

PRÉ-REQUISITOS

Acesso à internet, conta de correio eletrônico e processador de textos compatível com documentos do Microsoft Word.

CONTEUDISTAS

Luciana Vilela de Andrade Mendes

TUTORES - minicurrículos

Claudia Pohl
Simone Figueira Dourado
Valéria Maia e Souza
William Robespierre Nunes Athanazio

CARGA HORÁRIA

40 horas*.

CERTIFICADO

Concedido mediante aproveitamento igual ou superior a 70% na Avaliação Final, de acordo com sistema avaliativo automático.

* Certificação on-line
Para os inscritos a partir do segundo semestre de 2011, o ILB passou a fornecer autenticação digital, cujo código consta do certificado e que pode ser acessada na página inicial (a mesma em que é feito o login).

ATENÇÃO:

  • No caso de desistência ou reprovação, nova matrícula poderá ser liberada somente após 3 meses a partir da data prevista para conclusão do curso.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para informações aqui não contidas, entre em contato com a Subsecretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, Estudos e Projetos (SSPDEP) / ILB:
Fone: (61) 3311-1684
E-mail: ilbead@senado.gov.br

OBSERVAÇÕES

Em caso de problemas de acesso ou navegação, envie e-mail para: webilb@senado.gov.br