Grupo composto por tutores que se conheceram no CEAJUD/CNJ e se predispõem a discutir Docência Online. Para postar, basta enviar e-mail para: docenciaonlinecnj.tutores@blogger.com (Espaço Colaborativo) ou enviar e-mail diretamente para: docenciaonlinecnj@gmail.com.

WebNeste site

E-book: Educação e Tecnologias

Prezados colegas colaboradores e leitores,

Nesta postagem, estou divulgando o interessante E-book "Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas", organizado por um grupo de professores de Portugal, encabeçado por Daniela Melaré Vieira Barros, mas que conta também com artigos de professores do Brasil, Chile, França, Espanha e Inglaterra.
Leitura recomendada, o E-book conta com um artigo do Professor João Mattar ("Capítulo 16 - CONTEUDISTA + DESIGNER INSTRUCIONAL + WEBDESIGNER + TUTOR = UMA EQUAÇÃO QUE NÃO FECHA").

Estou gostando muito do E-book, cujo conteúdo muito se alinha com o que defendo sobre o como deve ocorrer a aprendizagem online hodiernamente.

Vale muito a pena ler os artigos!!!

Abaixo, o Sumário do E-book:

Capítulo 1 - TRANSFORMAÇÕES DA TECNOLOGIA NA CULTURA E NO TRABALHO
* Marcos Luiz Mucheroni – Brasil   Capítulo 2 - TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
* Regina Célia Baptista Belluzzo – Brasil
* Glória Georges Feres - Brasil   Capítulo 3 - ENSINAR A APRENDER NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O QUE SIGNIFICA SER PROFESSOR?
* Maria de Fátima Goulão - Portugal   Capítulo 4 - INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA REPENSAR PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
* Thaís Cristina Rodrigues Tezani - Brasil   Capítulo 5 - EDUCOMUNICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA: A PROMOÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS E A APRENDIZAGEM DISTRAÍDA
* Ademilde Silveira Sartori - Brasil   Capítulo 6 - COLEARN 2.0 - REFLETINDO SOBRE O CONCEITO DE COAPRENDIZAGEM VIA REAS NA WEB 2.0
* Alexandra Okada - Inglaterra   Capítulo 7 - DESARROLLO DE LAS COMPETENCIAS INFORMÁTICAS Y LA CIUDADANÍA DEL SIGLO XXI
* Ana Martin Cuadrado - Espanha   Capítulo 8 - COMPETENCIAS DE UTILIZACIÓN DE LA TECNOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN: PROPUESTAS DE FORMACIÓN CONTINÚA EN - LÍNEA PARA DOCENTE FRANCESES
* Fabienne Lancella – França* Alejandra Sanchez - Chile   Capítulo 9 - COMPETÊNCIAS PARA O ACESSO A SISTEMAS EAD
* Rosana Lima Zaidan - Brasil   Capítulo 10 - REDES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM
* Luísa Mirando – Portugal
* Carlos Morais – Portugal
* Paulo Alves – Portugal
* Paulo Dias - Portugal   Capítulo 11 - APRENDIZAGEM
M COLABORATIVA BASEADA EM PESQUISA NA WEB E NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS HIPERMÍDIA
* Leonel Tractenberg – Brasil
* Miriam Struchiner- Brasil

Capítulo 12 - REDES SOCIAIS EDUCACIONAIS MEDIADAS POR COMPUTADORES* Maria Teresa Miceli Kerbauy – Brasil
* Vanessa Matos dos Santos - Brasil   Capítulo 13 - DESENHO DIDÁTICO ABERTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO ONLINE NA FORMAÇÃO DO DOCENTE SUPERIOR NA UFBA
* Edméa Oliveira dos Santos - Brasil
* Nicia Cristina Rocha Riccio – Brasil   Capítulo 14 - NOVAS PERSPECTIVAS PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O DOCENTE COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO.
* Juliana Souza Nunes – França   Capítulo 15 - LIBRAS A DISTÂNCIA: ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
* Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Brasil
* Eliza Márcia Oliveira Lippe - Brasil   Capítulo 16 - CONTEUDISTA + DESIGNER INSTRUCIONAL + WEBDESIGNER + TUTOR = UMA EQUAÇÃO QUE NÃO FECHA
* João Mattar - Brasil   Capítulo 17 - EQUIPES DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E OS CRITÉRIOS DE USABILIDADE TÉCNICA E PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
* Stela Conceição Bertholo Piconez - Brasil
* Rosária Helena Ruiz Nakashima - Brasil   Capítulo 18 -
RECURSOS EDUCATIVOS EN ABIERTO EN EDUCACIÓN A DISTANCIA
* María Luz Cacheiro González - Espanha   Capítulo 19 - MATERIAL INSTRUCIONAL PARA TV DIGITAL
* Vânia Cristina Pires Nogueira Valente – Brasil
  Capítulo 20 - M- LEARNING NO PROCESSO EDUCATIVO
* Erika Souza - Portugal


Capítulo 21 - OS USOS PEDAGÓGICOS DOS VÍDEOS ANOTADOS
*
Adriana Dallacosta - Brasil
*
Liane Margarida Rockenbach Tarouco - Brasil
* Sérgio Roberto Kieling Franco - Brasil
  Capítulo 22 - A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TECNOLOGIA E APLICAÇÕES.
*
Aguinaldo Robinson de Souza - Brasil
*
Antônio Carlos Sementille - Brasil
* Wilson Massashiro Yonezawa - Brasil
  Capítulo 23 - FERRAMENTA DIGITAL (BLOG) EM CURSO DE PEDAGOGIA
* Ricardo Antunes de Sá - Brasil
  Capítulo 24 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: A CONTRIBUIÇÃO DA WEBCONFERÊNCIA À APRENDIZAGEM EM REDE* Lucila Pesce - Brasil
*
Ana Hessel - Brasil
* Adriana Rocha Bruno – Brasil
  Capítulo  25 - CURSO A DISTÂNCIA SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO (EXAME PAPANICOLAOU), EXPLORANDO OS RECURSOS DA INTERNET
*
José Maria Chagas Zanetti - Brasil
* Maria Helena Baena de Moraes Lopes – Brasil


CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP) ELABORADA POR 
Isabel MarcosUniversidade Aberta- Portugal


Educação e Tecnologias Educação e tecnologías : reflexão, inovação e práticas / org. de Daniela Melaré Vieira Barros…[et al.]. - Lisboa: [s.n.], 2011. – 517p.
ISBN: 978-989-20-2329-8 Publicação Digital Gratuita
1.educação 2. tecnologias 3. ensino-aprendizagem BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Claudia; SEABRA, Filipa Barreto de ; MOREIRA, José António Marques ; HENRIQUES, Susana.